sábado, 5 de setembro de 2015

Experimento Sobre Cinética Química

No dia 12 de agosto de 2015, foi realizada uma aula experimental com o objetivo de revisar os conceitos de cinética química por meio da observação da influência de diferentes fatores na velocidade de uma reação. A aula foi realizada com os alunos do 2 ano D da E.E.F.M. Santo Afonso.
A sala foi dividida em duas equipes e o experimento consistia em colocar meio comprimido efervescente para reagir em diferentes circunstâncias visando observar alguns aspectos que influenciam na velocidade de uma reação.

Divisão da sala em duas equipes.



Equipamentos utilizados no experimento.



Cada equipe deveria montar dois sistemas. O sistema 1 consistia em colocar meio comprimido na água gelada e a outra metade na água quente. 



O sistema 2 consistia em colocar meio comprimido em água natural e a outra metade deveria ser triturada e também colocada em água natural.



Ambas as equipes cronometraram o tempo de reação dos comprimidos nas diferentes situações o que tornou possível observar melhor os diferentes fatores que influenciam na velocidade da reação. Com os dados foi possível a montagem da seguinte tabela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário