domingo, 8 de novembro de 2015

Oficina de Físico-química preparatória para o ENEM

Em Outubro, os bolsistas PIBID Química César Cals em parceria com a coordenação da escola realizaram uma oficina preparatória para o ENEM. Os temas escolhidas foram Cinética química e equilíbrio. Nessa oportunidade, os alunos tiveram uma aula diferente, com o conteúdo teórico sendo trabalhado simultaneamente com o prático. Para isso, foram realizados experimentos, utilizando a participação dos alunos, que mostravam a função da temperatura, superfície de contato e catalisadores no exercício da cinética química, além da função da temperatura e pressão na prática de equilíbrio químico. As aulas foram realizadas na sala de vídeo simultaneamente à outras oficinas que estavam ocorrendo na semana que precedeu o ENEM de 2015. A atividade foi contemplada com 12 alunos no período da manhã e 55 pela tarde.

Figura 1: os alunos observaram alterações causadas por reatividade de metais em HCl e mudanças na coloração quando se altera um equilíbrio químico por meio da temperatura.



Figura 2: pela tarde a sala estava pequena para a quantidade de alunos interessados em adquirirem um conhecimento a mais para o ENEM.


Figura 3:  Química também é diversão, admiração, surpresa. Utilizando KI para catalisar o desprendimento de oxigênio da água oxigenada. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário