domingo, 2 de agosto de 2015

Jogo Elementum Como Revisão Sobre o Conteúdo de Tabela Periódica

O Jogo Elementum, desenvolvido pelos próprios alunos do Pibid do subprojeto de Química, consiste em um tabuleiro e fichas com perguntas, relacionadas ao elementos da tabela periódica, separadas nos níveis fácil, médio e difícil. Para jogar, é necessário que os alunos da turma sejam divididos em equipes, cada equipe tem um líder responsável por responder as perguntas. Ganha o jogo a equipe que chegar primeiro ao final da trilha.
Este jogo foi aplicado na E.E.F.M. Santo Afonso com a turma do 1º B no dia 21 de maio de 2015.


Aplicação do Jogo Elementum.



Aula Prática Sobre Substâncias Puras e Misturas

Esta aula prática foi realizada na E.E.F.M. Santo Afonso com os alunos do 1 ano E e F, no dia 5 de maio de 2015. Nesta, os bolsistas solicitaram que os alunos montassem quatro sistemas distintos. Para isso, eles tinham a disposição enxofre, cloreto de sódio, permanganato de potássio, álcool, areia, óleo e gelo.
Além disso, a turma foi dividida em cinco equipes, cada uma contando com o auxílio de um bolsista, que dispunham dos equipamentos necessários para a execução da atividade.
Ao final, cada equipe expôs os elementos utilizados para fazer cada sistema e observaram se os sistemas estavam de acordo com as especificações impostas e quais outros elementos poderiam formar o mesmo sistema.


Cada equipe tinha, em sua mesa, três tubos de ensaio, um béquer, um bastão de vidro e uma pisseta contendo água.



Na mesa central estavam a disposição os elementos que poderiam ser utilizados para a realização das misturas.



Cada bolsista ficou responsável por auxiliar uma equipe e tirar as dúvidas quando necessário.



A equipe se dirigia à mesa e escolhia os materiais necessários para realizavam as misturas de acordo com o que foi solicitado.



Ao final, as equipes se reuniam e apresentavam quais substâncias foram utilizadas para realizar a mistura e se a mistura estava de acordo com o que foi pedido.





Aulas Práticas: Aplicação do Experimento Sobre Chuva Ácida.

No período entre os dias 17 e 24 de abril de 2015, foi realizado na E.E.F.M. Santo Afonso com os alunos dos 3º A, B e C um experimento que utilizava o enxofre para reproduzir artificialmente uma das reações que ocorrem para a formação da chuva ácida.
Cada turma foi separada em cinco equipes sendo cada uma orientada por um bolsista que era responsável por auxiliar e tirar as dúvidas sobre o experimento.
Após o experimento, a turma foi reunida e foram feitos comentários finais sobre a atividade.


A turma foi dividida em equipes. Cada uma era responsável por realizar o experimento.



Cada bolsista ficou responsável por orientar uma equipe.



O pH da solução foi medido antes e depois do experimento.



Foi preparado um recipiente contendo uma solução de baixa concentração de NaOH juntamente com o indicador azul de bromotimol.



O experimento consistia em colocar, por meio de um suporte, o enxofre queimando dentro de um recipiente.



Por fim, a turma foi reunida e discutiu-se os resultados obtidos.








sexta-feira, 10 de julho de 2015

Projeto Dependência na Escola Liceu do Conjunto Ceará

O Projeto auxilia os alunos que ficaram de dependência preparando-os para as avaliações, utilizando de aulas e resoluções de TD's como ferramentas de ensino-aprendizado.

quinta-feira, 9 de julho de 2015

Monitoria - Escola Liceu do Conjunto Ceará
As monitorias são realizadas ao longo do ano no período que antecede as avaliações, com o objetivo de tirar as dúvidas dos aluno no conteúdo de química.





Feira das Profissões 2015 - Escola Liceu do Conjunto Ceará


Projeto Química no ENEM na Escola Liceu do Conjunto Ceará
O Projeto tem como objetivo motivar e preparar os alunos para um melhor desempenho no ENEM, enaltecendo o conteúdo de Química e da área das Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Os estudantes contaram com aulas e resoluções de questões, exposição de vídeos, experimentos e dinâmicas.

quarta-feira, 8 de julho de 2015

Participação da Expociências 2015 na Escola Liceu do Conjunto Ceará
O PIBID de Química participou da elaboração do edital, auxiliou os alunos em seus projetos, e observou os trabalhos desenvolvidos por eles para, posteriormente, escolher os que tiveram maior destaque e aprimorá-los para serem apresentados na Feira da SEFOR, ainda em 2015.

Pré-laboratórios 1° semestre na Escola Liceu do Conjunto Ceará
Os bolsistas orientaram os estudantes antes das práticas de laboratório, explicando os procedimentos a serem realizados, e contextualizando a prática aos conteúdos vistos em sala de aula. Foi elaborado ainda um pós-laboratório, com questões referentes à prática, para que os estudantes pudessem averiguar a compreensão da aula prática.

Dia do PIBID na Escola Liceu do Conjunto Ceará
Atividade realizada no dia sete de fevereiro com os PIBID’s de BIOLOGIA; FILOSOFIA; PORTUGUÊS; QUÍMICA; SOCIOLOGIA; MATEMÁTICA e TEATRO; cujo objetivo era apresentar o PIBID de maneira geral, e em seguida, cada subprojeto apresentar seus trabalhos realizados e suas expectativas para o ano de 2015. A atividade foi dividida em dois momentos: no primeiro, os alunos foram reunidos no auditório, onde o programa foi apresentado de forma geral. No segundo, os alunos foram destinados às salas de aula, onde cada subprojeto apresentou suas atividades. O “Sábado do PIBID” contou com a participação de aproximadamente 150 alunos.

 Figura 1: Atividade realizada pelo PIBID de Química.
Figura 2: Atividades realizadas pelos demais PIBID's.
Participação na Semana Pedagógica
Foi um encontro realizado nos dias 20, 21 e 22 de janeiro de 2015, a fim de planejar e definir o calendário letivo da Escola Liceu do Conjunto Ceará. O PIBID de Química foi apresentado ao corpo da escola e apresentou seus trabalhos realizados no ano de 2014, e os que seriam postos em prática em 2015.


quarta-feira, 1 de julho de 2015

Monitoria para alunos do 2° ano da Escola Dr. César Cals

Durante o mês de Junho de 2015,os alunos do 2° ano da escola com dificuldades no conteúdo de química procuraram o PIBID. Nessa ocasião, os bolsistas esclareceram algumas dúvidas dos estudantes por meio de uma aula teórica com resolução de questões. Os temas abordados foram: transformações de unidades, concentração molar, diluição e titulação.

Figura 1 - As aulas aconteceram no laboratório de ciências da escola no período da tarde


Figura 2 - Foi um momento de maior contato entre os bolsistas e os alunos na qual passou-se a conhecer um pouco mais sobre as dificuldades dos mesmos